Eugénio de Castro nos Cem Anos da Sua Celebração Espanhola

Autores

Miguel Filipe Mochila
CIDEHUS - Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades
https://orcid.org/0000-0002-6218-6678
José Carlos Seabra Pereira
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
https://orcid.org/0000-0002-9682-6645
Paula Morão
Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa
https://orcid.org/0009-0003-5033-8499
Palavras-chave: Eugénio de Castro; Modernidade Literária; Estudos Ibéricos; Estudos Transatlânticos; Ecocrítica

Sinopse

No biénio 1922-1923, o poeta português Eugénio de Castro [1869-1944] foi recebido em Madrid para um conjunto de eventos públicos que representam o corolário de um alcance internacional pouco comum entre os seus contemporâneos. 100 anos depois, a pretexto destes eventos e do impacto internacional do poeta, que o faria figura tutelar dos rumos da modernidade literária nacional e transnacional, este volume pretende reabilitar e reinterpretar a sua obra e a sua acção cultural. Para tal, reúnem-se aqui ensaios de alguns dos principais especialistas na obra do poeta português: José Carlos Seabra Pereira aborda a continuidade, o sincretismo e o carácter pioneiro da sua poesia, entre simbolismo, decadentismo, classicismo, neo-romantismo e academicismo. Paula Morão analisa a sua produção cronística, salientando nela os traços de uma autoria moderna e a mestria no domínio dos códigos do género. Bruno Anselmi Matangrano demonstra a vitalidade de um dos mais célebres textos castrianos, Belkiss (1897), propondo uma sua interpretação ecocrítica. Por último, Miguel Filipe Mochila analisa a intersecção da poesia e do posicionamento crítico de Eugénio de Castro, sob tónica decadentista, com alguns dos mais revelantes autores hispânicos coevos. A estes estudos acresce uma antologia dos mais importantes textos críticos que sobre Eugénio de Castro se publicaram em castelhano, aqui traduzidos para português, quase na sua totalidade, pela primeira vez, demonstrando a profundidade, diversidade, e longevidade da sua recepção hispânica, que tocou nomes como Rúben Darío, Leopoldo Lugones, Miguel de Unamuno, Rogelio Buendía, Carmen de Burgos, Enrique Díez-Canedo, Andrés González-Blanco, César González-Ruano, Mauricio Bacarisse ou Pere Gimferrer.

Capítulos

  • Capítulo I: INSPIRAÇÕES CLÁSSICAS E INTEGRAÇÃO NEO-ROMÂNTICA NA MODERNIDADE ESTÉTICA DE EUGÉNIO DE CASTRO.
    José Carlos Seabra Pereira
  • Capítulo II: CARTAS DE TORNA-VIAGEM, 1926 E 1927 – EUGÉNIO DE CASTRO CRONISTA
    Paula Morão
  • Capítulo III: A NATUREZA E O SOBRENATURAL EM BELKISS DE EUGÉNIO DE CASTRO: UMA LEITURA ECOCRÍTICA SOB O PRISMA DOS ESTUDOS DO FANTÁSTICO
    Bruno Anselmi Matangrano
  • Introdução e capítulo IV: FLORES AZIAGAS: O GOSTO DECADENTE DE EUGÉNIO DE CASTRO EM CLAVE HISPÂNICA
    Miguel Filipe Mochila

Biografias Autor

Miguel Filipe Mochila, CIDEHUS - Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades

Professor na Universidade de Porto Rico ao abrigo de um Protocolo de Cooperação com o Instituto Camões, é Doutor pela Universidade de Évora com a tese Modernidade Difusa. A Receção Hispânica de Eugénio de Castro, entretanto publicada em livro pela Imprensa da Universidade de Évora (2022), a qual resultou de um projecto financiado com uma Bolsa de Doutoramento Individual pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Foi investigador visitante na Universidade Complutense de Madrid e na Universidade de Buenos Aires e tem colaborado com o Centro Interdisciplinar de Histórias, Sociedades e Culturas da Universidade de Évora, com o Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa e com o Arquivo Centralizado Rubén Darío da Universidade Tres de Febrero (Buenos Aires), focando em particular a literatura portuguesa moderna e contemporânea em articulação com outras literaturas ibéricas e iberoamericanas. Além da monografia referida, destacam-se, a propósito de Eugénio de Castro, «A (De)Construction of Modern Literary Iberia: Translating Eugénio de Castro» (Iberian and Translation Studies. Literary Contact Zones, 2021, Liverpool University Press), ou «Eugénio de Castro Ibérico» (Revista de Estudos Literários, 2021).

José Carlos Seabra Pereira , Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Doutor pelas Universidades de Poitiers e de Coimbra, professor da Faculdade de Letras da Universidade Coimbra e na Universidade Católica, foi professor convidado no Instituto Politécnico de Macau. Investiga e lecciona nas áreas de Teoria Literária e Literatura Portuguesa Moderna, de Estudos Camonianos e de Estudos Pessoanos. É actualmente o Coordenador Científico do Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos e vice-director da Revista Camoniana, membro do Conselho Editorial da Babel e vice-presidente do Círculo Literário Agustina Bessa-Luís. Tem integrado os júris dos principais prémios literários de Portugal e da CPLP, nomeadamente do Prémio Camões, do Grande Prémio Leya e dos Prémios da Associação Portuguesa de Escritores. Figura de referência nos Estudos sobre Camões, Decadentismo, Simbolismo, Neo-Romantismo e Modernismo, é autor de uma vastíssima obra ensaística e de estudos monográficos, edições críticas ou paracríticas de obras de Gomes Leal, Raul Brandão, Florbela Espanca, entre outros. Publicou centenas de artigos em revistas especializadas e verbetes em enciclopédias, além de uma vintena de livros, com destaque, no âmbito que aqui nos ocupa, para Decadentismo e Simbolismo na Poesia Portuguesa (1975); Do Fim-de-Século ao Tempo de Orfeu (1979); O Neo-Romantismo na Poesia Portuguesa (1999), ou o vol. VII da História Crítica da Literatura Portuguesa: Do Fim-De-Século ao Modernismo (1995). Publicou recentemente As Literaturas em Língua Portuguesa (2020), uma história que engloba todo o universo das literaturas lusófonas, das Origens aos Nossos Dias.

Paula Morão, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Professora Emérita da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Entre 2007 e 2009 exerceu as funções de Directora-Geral do Livro e das Bibliotecas (Ministério da Cultura). Dirige a reedição, em curso, das Obras de Fernanda Botelho (cinco volumes até ao presente). Algumas das suas edições mais relevantes incluem O Livro de Cesário Verde e Outros Poemas (prefácio, 2021), de António Nobre (2000); Obras de Irene Lisboa (dez volumes, 1991–1999) e, com Ricardo Nobre, Lírica de João Mínimo de Almeida Garret (edição crítica, no prelo). No âmbito do ensaio académico, destacam-se O Secreto e o Real – Ensaios sobre Literatura Portuguesa (2011); Escrever a Vida – Verdade e Ficção (2008, editado com Carina Infante do Carmo); Concerto das Artes (2007, editado com Kelly Basílio, Mário Jorge Torres Silva e Teresa Amado), Autobiografia. Auto-representação (2003), ou Salomé e Outros Mitos – O Feminino Perverso na Literatura Portuguesa entre o Fim-de-Século e ‘Orpheu’ (2001).

Bruno Anselmi Matangrano

Tradutor e doutor em Letras pela Universidade de São Paulo (USP), foi professor na Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), no Brasil, e actualmente é Leitor de Língua Portuguesa na Escola Normal Superior de Lyon (ENS-LYON), em França. Investiga sobre as estéticas simbolista e decadentista, o insólito ficcional e as representações de animais, plantas, monstros e seres fantásticos na literatura e no cinema a partir de uma abordagem ecocrítica e zoopoética. Tem diversos textos de ficção e artigos publicados em jornais, colectâneas e revistas e é autor de livros de ficção e do ensaio historiográfico Fantástico Brasileiro: O Insólito Literário do Romantismo ao Fantasismo (2018), escrito com Enéias Tavares. É membro e actual vice-líder do grupo de pesquisa «Nós do Insólito: vertentes da ficção, da teoria e da crítica», sediado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ, Brasil). Com Maria de Jesus Cabral, editou Belkiss: Rainha de Sabá, de Axum e do Himiar, em 2019, e com Matteo Rei editou em 2021 um número especial da revista Ricognizioni dedicado a Eugénio de Castro. Prepara actualmente, com Maria de Jesus Cabral, uma edição de Oaristos, também de Eugénio de Castro.

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Eugénio de Castro nos Cem Anos da Sua Celebração Espanhola
Publicado
maio 14, 2024

Detalhes sobre essa publicação

Co-publisher's ISBN-13 (24)
978-972-778-392-2