Representação e Media na Arquitetura: Ensaios e metodologias das aprendizagens digitais na arquitetura.
Sinopse
Os media refletem hoje uma dinâmica indiscutível em muitos campos das competências e das relações humanas abrangendo aspetos sociais, económicos, culturais e mesmo espirituais tornando-se assim “extensões” do próprio ser humano (McLuhan, 2008). A integração da vertente media na Arquitetura traz novos desafios na dinâmica do espaço e dos edifícios, incentivando também a reabilitação de espaços existentes. Assiste-se ao aparecimento de métodos, instrumentos e conceitos que desenham novas formas de expressão artística, bem como a criação de novos conceitos. Os limites da Arquitetura tornam-se cada vez mais ténues nas suas fronteiras com outros campos da arte, podemos afirmar que a tecnologia, principalmente ligada ao universo media, foi responsável por esta fusão tornando assim o campo artístico num fluido hibrido onde as fronteiras se diluem e aumentam as interpretações das inúmeras possibilidades criativas e expressivas. É um facto que explorar a ideia de uma arquitetura associada aos novos media poderá afastar-nos do conceito endémico que a caracteriza, estando este associado intrinsecamente ao desenho, materiais, estruturas, organização espacial e ambiental. No entanto, a realidade tecnológica digital abre novos campos de intervenção apelando à investigação onde a interatividade e experiências sensoriais poderão estar incluídas. A expansão global dos sistemas eletrónicos na difusão, transmissão, reprodução de imagens, sons e carateres é uma realidade que chegou a todas as áreas disciplinares, infiltrando-se dissimuladamente nas nossas consciências e na nossa perceção.
Nos últimos vinte anos a arquitetura contemporânea foi profundamente alterada com o advento da tecnologia de computação e informação. A disseminação de processos de produção e fabricação assistidos por computador têm atualizado o papel tradicional da geometria na arquitetura abrindo-se um novo campo de possibilidades proporcionadas pela topologia, geometria não-euclidiana, design paramétrico e outras áreas da Matemática.
A inclusão das novas tecnologias media no projeto e no objeto de arquitetura é uma realidade colocando desafios e questões que por certo irão alterar a forma como interagimos com o espaço edificado.
Referências
Oettermann, S. (1997). The panorama- history of a mass medium. London: Zone Books,1997.
ZielinskiI, S. (2006). Arqueologia dos Media. São Paulo: Annablume.
Lovejoy, Margot (2005). Art in Electronic Age, London: Routledge.
McLuhan, M. (1964). Understanding Media. New York: Rouledge and Kegan Paul.
----------------(2002). La Luce e il Mezzo, Riflessioni sulla religione. Roma: Armando.
Negroponte, N. (1973). The architecture Machine. Cambridge, MA: MIT Press.
------------------ (1995). Being Digital. New York: Vintage books.
Este trabalho encontra-se publicado com a Licença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0.