Representação e Media na Arquitetura: Ensaios e metodologias das aprendizagens digitais na arquitetura.

Autores

Jorge Duarte Sá
Departamento de Arquitetura da Escola de Artes Universidade de Évora
https://orcid.org/0000-0002-5074-5110
Palavras-chave: Media, Arquitetura, Tecnologia, Arte, Media Arqueologia

Sinopse

Os media refletem hoje uma dinâmica indiscutível em muitos campos das competências e das relações humanas abrangendo aspetos sociais, económicos, culturais e mesmo espirituais tornando-se assim “extensões” do próprio ser humano (McLuhan, 2008). A integração da vertente media na Arquitetura traz novos desafios na dinâmica do espaço e dos edifícios, incentivando também a reabilitação de espaços existentes. Assiste-se ao aparecimento de métodos, instrumentos e conceitos que desenham novas formas de expressão artística, bem como a criação de novos conceitos. Os limites da Arquitetura tornam-se cada vez mais ténues nas suas fronteiras com outros campos da arte, podemos afirmar que a tecnologia, principalmente ligada ao universo media, foi responsável por esta fusão tornando assim o campo artístico num fluido hibrido onde as fronteiras se diluem e aumentam as interpretações das inúmeras possibilidades criativas e expressivas. É um facto que explorar a ideia de uma arquitetura associada aos novos media poderá afastar-nos do conceito endémico que a caracteriza, estando este associado intrinsecamente ao desenho, materiais, estruturas, organização espacial e ambiental. No entanto, a realidade tecnológica digital abre novos campos de intervenção apelando à investigação onde a interatividade e experiências sensoriais poderão estar incluídas. A expansão global dos sistemas eletrónicos na difusão, transmissão, reprodução de imagens, sons e carateres é uma realidade que chegou a todas as áreas disciplinares, infiltrando-se dissimuladamente nas nossas consciências e na nossa perceção.

Nos últimos vinte anos a arquitetura contemporânea foi profundamente alterada com o advento da tecnologia de computação e informação. A disseminação de processos de produção e fabricação assistidos por computador têm atualizado o papel tradicional da geometria na arquitetura abrindo-se um novo campo de possibilidades proporcionadas pela topologia, geometria não-euclidiana, design paramétrico e outras áreas da Matemática.

A inclusão das novas tecnologias media no projeto e no objeto de arquitetura é uma realidade colocando desafios e questões que por certo irão alterar a forma como interagimos com o espaço edificado.

Biografia Autor

Jorge Duarte Sá, Departamento de Arquitetura da Escola de Artes Universidade de Évora

Jorge Duarte Sá nasceu em Santarém em 1968, é Arquitecto, Doutorado em Artes Visuais, Arte, Ciências e Tecnologia (Universidade de Évora) e Mestre em Tecnologias Media Art (Lusófona Universitária), lecciona na Universidade de Évora, Departamento de Arquitectura. Ele é membro de CIDEHUS- Centro Interdisciplinar de História, Culturas e Sociedades, Évora.Realiza desde 1989 vários filmes e mediaworks já premiados em diversos festivais de cinema

Referências

Oettermann, S. (1997). The panorama- history of a mass medium. London: Zone Books,1997.

ZielinskiI, S. (2006). Arqueologia dos Media. São Paulo: Annablume.

Lovejoy, Margot (2005). Art in Electronic Age, London: Routledge.

McLuhan, M. (1964). Understanding Media. New York: Rouledge and Kegan Paul.

----------------(2002). La Luce e il Mezzo, Riflessioni sulla religione. Roma: Armando.

Negroponte, N. (1973). The architecture Machine. Cambridge, MA: MIT Press.

------------------ (1995). Being Digital. New York: Vintage books.

Representação e Media na Arquitetura. Ensaios e Metodologias das Aprendizagens Digitais na Arquitetura
Publicado
setembro 15, 2023

Detalhes sobre essa publicação

Co-publisher's ISBN-13 (24)
978-972-778-338-0